Teve um acidente automóvel? Saiba aqui o que fazer.

O que fazer em caso de acidente automóvel

Teve um acidente e precisa de ajuda profissional? Fale connosco.

Os acidentes de carro variam em natureza, e nossas reações também. Diante de um acidente, antes de qualquer coisa, tente manter a calma. Isso ajudará a lembrar o que deve ser feito. Evite também conflitos com o outro motorista ou passageiros. Lembre-se que, se não houver acordo, pode chamar as autoridades competentes.

Sinalize o veículo

Se puder sair do carro, faça isso com cuidado e não se esqueça de colocar o colete refletor, obrigatório por lei. Coloque o triângulo de emergência a cerca de 30 metros do local do acidente.

Avalie a situação

Um acidente pode causar danos materiais e/ou corporais. Se houver feridos, ligue para o 112 e evite movê-los. Em caso de danos materiais, dependendo da gravidade, chame as autoridades e/ou os bombeiros.

Recolha informações

No local, anote informações sobre os veículos envolvidos no acidente. Registre: marca e placa dos veículos, nomes dos motoristas, seguradora e número da apólice de cada veículo (essas informações estão no para-brisas). Se o outro veículo não tiver seguro, chame as autoridades imediatamente. Registre também a data, hora e local exato do acidente.

Procure testemunhas

Se houver testemunhas, identifique-as e peça um contato (telefone e endereço). Isso pode ser útil mais tarde.

Tente chegar a um acordo com os envolvidos

Os envolvidos no acidente podem ter diferentes versões sobre o ocorrido. O ideal é chegar a um acordo. Se isso acontecer, preencha a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Cada envolvido deve ficar com uma cópia da DAAA. Esta é a forma mais rápida e prática de resolver um acidente. Assine apenas se todos estiverem de acordo com a descrição do acidente. Caso contrário, chame as autoridades ou cada motorista deve preencher sua própria DAAA e enviá-la à seguradora do outro veículo. As seguradoras determinarão quem foi o culpado. Nesses casos, é recomendável enviar também fotos do local do acidente e dos danos causados. Se houver danos pessoais, chame as autoridades.

Informe a seguradora

Finalmente, entre em contato com sua seguradora (ou mediador de seguros) para reportar o acidente, independentemente de quem foi a culpa. Envie a DAAA preenchida e assinada pelos meios disponibilizados pela seguradora ou pela aplicação e-SEGURNET. Se houver um boletim de ocorrência da polícia, você pode enviá-lo posteriormente, mas antes de fazer isso, contate a seguradora. Você tem até 8 dias após o acidente para reportá-lo. Posteriormente, a seguradora pode solicitar documentação adicional.